Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Campo Grande / Geral

Publicado em: 08/03/2011 - 12:34:13

CG: mulher de 108 anos mora sozinha e é saudável

Pesquisa divulgada em outubro do ano passado pela ONU (Organização das Nações Unidas) dizia o seguinte: as mulheres vivem mais que os homens em todas as regiões do mundo. Em países desenvolvidos, revelou a entidade, a média de expectativa de vida para as mulheres chega a 83 anos, enquanto a dos homens é de 78 anos. Mesmo em regiões pobres, calcula a organização, a média é de 57 anos para as mulheres e de 54 para os homens.


Aqui em Campo Grande, um exemplo reforça com folga a tese da ONU. Note a história de Dona Maria, narrada ao Midiamax na semana passada, já pensando neste 8 de março, dia internacional da mulher .


Foto: Alessandra de Souza


Hoje ela tem 108 anos, talvez uma das mais idosas que se tem notícia na capital sul-mato-grossense. Maria Pinto da Silva é seu nome. Ela garante ter nascido no dia 6 de Janeiro de 1903, em Minas Gerais. Ela caminha bem, fala bastante e tem uma memória boa. Dona Maria mora sozinha em uma casa no José Antônio Pereira, um bairro afastado da cidade.


A coincidência: Campo Grande foi criada em 1889, quando Maria tinha apenas 13 anos de idade. E o nome do bairro onde ela mora é uma homenagem ao fundador da cidade, José Antonio Pereira, nascido na terra dela, Minas Gerais.


A matriarca tem 12 filhos, 30 netos, 20 bisnetos e 15 tataranetos. Dorme tarde e levanta cedo, para ouvir radio. “Como sou evangélica gosto de ouvir as orações. Fico tarde da noite esperando para fazer os meus pedidos e agradecimentos nas minhas orações”.


Ela morava com os pais e dois irmãos em Minas Gerais, não estudava somente trabalhava de lavadeira em residências para ajudar no sustento da família.


Dona Maria fazia farinha de rosca para vender. Aos cinco anos de idade foi abandonada pela família quando passou a morar nos empregos. Ela casou-se aos 14 anos com um Policial Militar.


“Como trabalhava muito e não tinha casa, pensei em casar cedo para ter o meu lar. Mas não sabia que a vida era tão dura. Comecei a ter muitos filhos e não escapei do trabalho. Depois fiquei viúva e tive que continuar a trabalhar”, comenta.


Madalena Lopes, de 49 anos, é a filha caçula de dona Maria. Ela mora ao lado da casa da mãe. “Passo o dia aqui com a minha mãe. Ela fica lembrando-se do passado. Não deixo que ela levante peso. É uma pessoa meiga e forte. Já trabalhou muito na casa dos outros. Casou muito cedo, teve que cuidar dos filhos depois que ficou viúva e agora merece carinho”, comenta a filha.


A idosa foi ao médico pela primeira vez aos 49 anos de idade. “Estava com muito dor na boca. Tive que ir ao dentista para arrancar um dente. Foi a primeira vez que vi um médico na minha frente”, relembra a centenária.


Dia a dia


Ela gosta de levantar cedo e fazer café. “Levanto e logo faço o meu café preto. Tem dia que faço a minha comida: arroz, feijão e uma salada. Não gosto muito de carne. Como pouco. De vez em quando como doce e tomo refrigerante”, comenta dona Maria.


Dona Maria está de repouso devido a uma cirurgia. “Desde os meus nove anos de idade tinha uma ferida pequena no rosto. E descobrimos que era um câncer de pele. Tive que operar. Agora estou em repouso. Mas logo, logo quero voltar a ir à igreja que fica a quatro quadras perto da minha casa. Tem dias que vou a pé, bem devagar para fazer as minhas orações”.


Ela não tem diabetes e nem colesterol. “Tenho somente pressão alta se ficar muito nervosa”.


Sonho


Ela queria ser delegada de Polícia. “Hoje em dia a violência está solta, e filho matando pai e mãe matando filho. É um absurdo. Queria ter estudado para ser Delegada de Polícia para acabar com um pouco da violência”.


Conselho


Dona Maria termina a entrevista com um pedido: ”peço para as pessoas mais jovens estudar. Sair das ruas, não entrar na violência. E pregar mais a união em família. Precisamos é de paz no mundo”.




 

Midiamax / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "CG: mulher de 108 anos mora sozinha e é saudável"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  MS: Operação contra Aécio cumpriu mandados de intimação

  Bolsonaro quer desarquivar processo contra Jean Wyllys

  Avião agrícola cai em lavoura e fica destruído

+Notícias mais lidas da semana

'Matei gostosinho, é o que dá beijar mina dos outros'
Essa foi afirmação de adolescente que matou jovem em Dourados.
Menina morta em agressões de colegas é enterrada
Gabrielly era querida na igreja onde cantava e participava de teatros,diz pastor
Presa por morte em motel trocou mensagens com suspeito
Fernanda e Patrick Fontoura foram trocadas no dia da morte de Daniel Abuchaim
Miranda: Gestante que sobreviveu a acidente perde bebê
O marido morreu no acidente quando o carro aquaplanou na BR-262.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®